• Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

12/04/2017

Páscoa na Reabilitação do HC

A equipe da área de Reabilitação do Hospital do Câncer de Franca juntamente com voluntários se mobilizou nesta quarta, 12 de abril, para oferecer uma festa de comemoração à Páscoa durante todo o dia para os pacientes, familiares e acompanhantes que passaram pelo setor.

Toda a recepção esteve enfeitada e organizada com mesas onde o público foi servido com sucos, refrigerantes, bolos, doces, salgados e diversas guloseimas doadas por empresas parceiras do Hospital do Câncer.

A diretoria administrativa do Complexo Hospitalar agradece o empenho dos colaboradores da Reabilitação e dos voluntários que proporcionaram um dia alegre e festivo para estas pessoas que tanto necessitam de um acolhimento humanizado.

12/04/2017

Páscoa na Pediatria da Santa Casa

Voluntários e colaboradores da Santa Casa de Franca realizaram nesta quarta, 12 de abril, uma festa em comemoração à Páscoa, dedicada às crianças internadas na ala pediátrica do hospital.

As equipes fizeram brincadeiras, músicas e pintura facial com os pequeninos, que ficaram muito entusiasmados com as atividades - se divertindo e esquecendo por alguns momentos o desconforto das enfermidades.

A diretoria do Complexo Hospitalar agradece aos voluntários e colaboradores da equipe multi profissional da Pediatria, que trabalharam para tornar melhor o dia destas crianças e seus pais!

12/04/2017

Páscoa no Hospital do Câncer de Franca

A equipe da Ong Centro de Voluntários da Saúde de Franca realizou nesta quarta-feira, 12 de abril, uma festividade para os pacientes do Hospital do Câncer.

Durante todo o dia, os pacientes - adultos, jovens e crianças - tiveram uma confraternização com direito a suco, bolo, biscoitos e diversas guloseimas preparadas para comemorar a Páscoa e celebrar a vida e a amizade entre todos que ali se conheceram.

O trabalho desenvolvido pelos voluntários é de extrema importância para o equilíbrio emocional dos pacientes em tratamento, pois através do acolhimento humanizado oferecido, eles se sentem seguros e motivados durante seu tratamento, o que colabora definitivamente para uma boa recuperação.

A diretoria administrativa do Complexo Hospitalar agradece a dedicação destes verdadeiros anjos da guarda que são os Voluntários da Saúde do Hospital do Câncer!

01/04/2017

Doutores Palhaços da Alegria visitam pacientes da Santa Casa de Franca

Neste sábado, 1 de abril, o Grupo Doutores Palhaços da Alegria visitou a Santa Casa de Franca, desenvolvendo um trabalho de humanização com os pacientes internados na instituição.

A ação faz parte de um projeto de formação de voluntários palhaços, promovida pelo Grupo SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, que incentivam seus colaboradores em ações voluntárias.

O grupo de palhaços interagiu nos leitos com 78 pacientes, sendo que destes 15 eram crianças internadas na ala Pediátrica, além do envolvimento com os colaboradores do hospital. O trabalho foi muito produtivo, pois o contato humano proporcionou o estímulo dos pacientes, que tiveram contato com música, pintura facial e brincadeiras diversas, quebrando o clima de seriedade que a própria internação os impõe.

Esse trabalho foi acompanhado pela profissional do Centro Integrado de Humanização da Santa Casa de Franca, Renata Almeida, e pela voluntária do Centro de Voluntários da Saúde de Franca, Cristina Amanda de Oliveira.

Estiveram presentes na instituição 20 Doutores Palhaços da Alegria:
1) Anielle Apª Rosa
2) Anna Paula da Silva Barreto
3) Antoniel Alves Rodrigues Junior
4) Cristiane da Silva Batarra Garcia
5) Cristiane de Paula Leite
6) Edilaine Martins de Oliveira
7) Edvania dos Santos Bezerra
8) Eliandro Gelinstiques
9) José Antonio da Silva
10) Karina de Paiva Passos
11) Lília Castaldi Guimarães
12) Rogério Carneiro de Holanda
13) Murillo H. Silva Ressureição
14) Roberto Obadia Leite
15) Samantha Maciel Santos
16) Sheila Alves da Silva
17) Talita Andrade Ribeiro Lopes
18) Ana Celília Neves Gouvea
19) Luis Adriano A. Rodrigues
20) Marcia Mª Domingues Ramos

A Diretoria Administrativa do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca agradece imensamente a todos os envolvidos na realização desta ação voluntária, à equipe de Humanização do hospital e ao Grupo SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

12/04/2017

Dia do Médico Obstetra

O médico obstetra ou a médica obstetra, são aqueles profissionais da medicina que acompanham a mulher em gestação. Por noma, um obstetra aconselha e acompanha a mulher antes da gravidez, durante a gestação, durante o parto e acompanha a saúde da mulher também no pós-parto.

O médico obstetra acompanha assim a saúde da mãe e do bebê durante todo o processo, ajudando a prevenir e tratar eventuais problemas de saúde para qualquer um dos dois.

O Que Significa

Obstetra é uma palavra que vem do latim obstetrix, do verbo obstare, que significa "ficar ao lado de". Por isso, o obstetra é literalmente alguém que fica do lado, que acompanha e ajuda!

12/04/2017

Dia do Infectologista

A Infectologia é a especialidade médica que aborda as doenças infecciosas e parasitárias, sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microrganismos.
_________________

> O Infectologista

O Infectologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas.

Atualmente as doenças infecciosas são responsáveis por grande parte das consultas médicas ambulatoriais e em pronto-socorro.

No entanto, devido à carência de infectologistas em algumas regiões e à falta de informação da população sobre o papel do infectologista, a grande maioria desses pacientes é atendida por médicos de outras especialidades.

Por ser um especialista acostumado a lidar com doenças localizadas nos mais variados órgãos do corpo, em geral o infectologista também tem uma visão global do paciente, também frequentemente exercendo a prática de clínica geral.
_________________

> O Papel do Infectologista na Clínica

O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas:

-Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias

-Imunizações (Vacinação)

-Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos)

-Controle de Infecção Hospitalar
_________________

> Quando Procurar um Infectologista:

O desconhecimento sobre o campo de atuação do médico infectologista faz com que, na maioria das vezes, a população procure outras especialidades médicas quando acometida por doenças infecciosas.

Por exemplo, pacientes com suspeita de pneumonia, em geral procuram um pneumologista, com hepatite viral um gastroenterologista, com cistite ou pielonefrite (infecção urinária na bexiga ou rim), um nefrologista ou urologista, com meningite um neurologista, com piodermite (infecção na pele) um dermatologista e assim por diante.

Como as infecções quase sempre acometem preferencialmente um determinado órgão, o paciente intuitivamente procura o especialista responsável pelo tratamento de doenças daquele órgão.

Ocorre que, embora muitos destes profissionais estejam capacitados a resolver o problema, por outras vezes o especialista procurado é especialista no órgão e não no tratamento da infecção do órgão. Assim, não são raros os casos que chegam ao infectologista encaminhados por outros médicos, com atraso diagnóstico ou somente quando já aparecem complicações no tratamento ou pela falta deste.

11/04/2017

Secretária Executiva da Santa Casa de Franca ministra palestra para alunos de curso técnico

Na última sexta, dia 7 de abril, a secretária executiva do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, Thais Oliveira, ministrou uma palestra para os alunos do Curso Técnico em Secretariado da ETEC "Pedro Badran", na cidade de São Joaquim da Barra/SP.

Thais abordou diversos aspectos sobre Secretariado, como a origem da profissão, seu desenvolvimento, a evolução desta profissão com o passar das décadas até os dias atuais, características e responsabilidades do profissional atuante na área, entre outros temas - com o intuito de levar o máximo possível de informações e conhecimento aos estudantes, para que estes possam visualizar um panorama mais claro sobre esta área e analisar sua futura inserção e atuação no mercado de trabalho.
____

OLIVEIRA, Thais Helena Alves de:
. Bacharel em Direito (Unifran - Universidade de Franca, 2005)
. Tecnóloga em Secretariado Executivo (Unicesumar, 2016)
. Pós Graduada em Direito Civil e Processo Civil (Unifran, 2008) 
. Secretária Executiva da Diretoria Administrativa e da Administração Hospitalar da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca (Complexo Hospitalar: Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer)

08/04/2017

Dia Mundial do Combate ao Câncer

A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.

As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.

Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:

câncer de pele
câncer de próstata
câncer de mama
câncer de cólon e reto
câncer de pulmão
câncer de estômago
Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados