• Santa Casa no Facebook

Humanização

SANTA CASA DE FRANCA E A HUMANIZAÇÃO
 
Desde fevereiro de 2014 a Santa Casa de Franca busca cumprir os indicadores e metas acordadas com a adesão do contrato Santas Casas SUStentáveis  (auxílio financeiro destinado às instituições filantrópicas/Santas Casas), objetivando a prestação de serviços de saúde de qualidade e resolutividade. Entre os requisitos que devem ser cumpridos pelas instituições que aderiram ao contrato, está a implementação da Humanização conforme proposto pela Política Estadual de Humanização – PEH.

Embora a humanização hospitalar já permeasse os valores e princípios institucionais da Santa Casa de Franca, e várias ações, projetos e programas de humanização estivessem sendo desenvolvidos, para cumprir as metas e indicadores propostos às Santas Casas SUStentáveis, a humanização na instituição passou a trilhar novos caminhos, buscando contemplar as diretrizes, dispositivos e linhas de ação da Política Estadual de Humanização.
A humanização passou a nortear-se pelos indicadores de humanização, conforme política Nacional e Estadual de Humanização e pela resolução SS nº 116, de 27-11-2012, a qual propõe a criação de um Centro Integrado de Humanização – CIH que tem como principal tarefa disseminar o conceito e as práticas de humanização e formular e implementar o Plano Institucional de Humanização – PIH.

O CIH foi criado em 25/04/2014, sendo composto por dois profissionais exclusivos, um assistente social e um assistente de humanização, e doze profissionais de diversos setores da instituição, sendo eles: uma analista de desenvolvimento humano, um assistente administrativo do setor de limpeza, quatro enfermeiras, uma nutricionista, uma ouvidora, uma psicóloga, uma supervisora de administração de pessoas e duas supervisoras de recepção. O espaço utilizado como referencia para humanização está sendo a sala de leitura da instituição.

Constituído o CIH, os profissionais que compõe a equipe iniciaram o estudo e análise das diretrizes e dispositivos das políticas de humanização, bem como das demais legislações vigentes, e culminantemente, o mapeamento institucional referente às potencialidades e as deficiências da instituição em termos da humanização, com a finalidade de formular o plano institucional de humanização da Santa Casa de Franca.
 
Responsáveis
Rute C. Barbosa Morais Silva - Assistente Social

Contato do Setor
(16) 3711-4071
Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados